Portal da Cidade Lins

IMAGEM EM MOVIMENTO

Rafael do Valle fala sobre “Uma Jornada entre Amigos”, novo filme da Netflix

Emocionante filme filipino sobre amizade é uma promessa de que fará qualquer pessoa chorar ao final! Veja na nossa coluna de hoje!

Publicado em 20/04/2024 às 00:05

Rafael do Valle (Foto: Acervo pessoal )

A jornada é mais importante que o destino? Kristoffer (Patrick Garcia) acredita que seja o oposto, que as experiências ao longo do caminho não valem de nada se não alcançarmos o objetivo almejado. Bryan (Paolo Contis), por sua vez, concorda que a jornada seja mais importante, pois é ela que nos edifica, independentemente de chegarmos ou não ao destino. Para ele, ao longo da jornada, vamos mudando quem somos, o que nos leva a novas direções. Já Shane (Kaye Abad) pensa que, no fim das contas, o que importa mesmo é com quem nós estamos. Com os amigos que amamos ao nosso lado, a jornada se torna mais fácil e o destino tem mais valor.

É por isso que, após ser diagnosticada com um câncer pulmonar em estágio avançado, Shane abre mão de tudo para passar seus últimos momentos ao lado de quem ama: Bryan, seu marido, e Kristoffer, o amigo de infância do casal. Ela já havia vencido uma batalha contra um câncer anos antes, mas desta vez não quer passar por todo aquele sofrimento do tratamento. Shane decide gastar todo seu dinheiro realizando todos seus sonhos, como viajar para a Tasmânia, na Austrália. Ela, Bryan e Kristoffer deixam as Filipinas para trás e embarcam para conhecer os pinguins australianos.


Bryan (Paolo Contis), Shane (Kaye Abad) e Kristoffer (Patrick Garcia) são melhores amigos desde a infância. (Foto: Divulgação/Netflix)

Decidir não sofrer com a quimioterapia e ter uma morte tranquila é um direito de escolha de Shane. Bryan está disposto a realizar os sonhos de sua esposa, mas no fim das contas ele não conseguirá ficar imóvel assistindo a ela morrer sem fazer nada. Se o tratamento puder dar a ele um dia, um mês ou quem sabe um ano a mais ao lado dela, que assim seja. Apesar de todo o sofrimento que o tratamento possa acarretar, Bryan estará ao lado de sua esposa. “Na saúde ou na doença”. Shane fugir da quimioterapia será o mesmo que negar a ele a possibilidade de viver mais tempo ao seu lado. Portanto, seria egoísmo da parte dela não buscar o tratamento?

Jornada, destino e amizade se cruzam em “Uma Jornada Entre Amigos” (dir. Reuben Christopher Delos Reyes, 2024), filme filipino que estrou este mês na Netflix. A viagem à Australia empreendida pelo trio de amigos nos leva também a um mar de questionamentos. Se você fosse diagnosticado com uma doença terminal, largaria tudo para viver seus sonhos antes que seja tarde demais ou faria de tudo para conseguir mais tempo para viver ao lado de quem ama? Apesar do impasse, Shane ao menos teve a possibilidade de escolher um caminho. Muitas vezes, a morte chega de surpresa, acabando de vez com os sonhos e com as amizades. Talvez devêssemos viver nossos sonhos e aproveitar a presença de quem amamos antes que seja tarde demais.

Confira o trailler:



Rafael do Valle, doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos.

📧 E-mail: rafaellopesdovalle@gmail.com


Gostaria de ter a sua coluna no Papo de Especialista?

Faça parte da editoria "Papo de Especialista" do Portal da Cidade.

Fale conosco pelo ☎️ WhatsApp (18) 99667-5005.

Fonte:

Deixe seu comentário