Portal da Cidade Lins

RH RESPONDE

5 dicas de como se vestir para uma entrevista de emprego

Rony Garcia especialista em RH, explica que a roupa pode influenciar na sua contratação.

Publicado em 08/04/2024 às 14:40

Rony Cleiton Garcia é professor especialista em RH e fundador da ProjetaRH – Consultoria e Gestão de Pessoas. (Foto: Acervo pessoal)

Como profissional de RH, realizo diariamente entrevistas de emprego presenciais e online, e confesso que já vi de “tudo”, desde candidatos de chinelo, roupas com decotes absurdos ou extremamente sensuais, tanto em mulheres como em homens também, além de situações como falta de higiene pessoal, mal odores e perfumes extremamente fortes.

Percebo de um modo geral que existe uma falta de preparo nesse sentido, o que as pessoas não sabem é que a vestimenta também é um fator que influencia na entrevista e na decisão da contratação, por isso preparei 5 dicas estratégicas, vamos lá!

1º dica - Pesquise a cultura da empresa:

Antes da entrevista, pesquise sobre a cultura da empresa e tente se vestir de acordo com o ambiente de trabalho. Se for uma empresa mais formal, opte por roupas mais tradicionais. Se for mais casual, você pode se vestir de forma mais descontraída, mas ainda profissional.

2º dica - Cores neutras são seguras:

Escolha roupas adequadas, limpas, bem passadas e em bom estado. Cores neutras como preto, cinza, azul marinho e branco geralmente são as mais seguras para uma entrevista, elas transmitem profissionalismo e não são muito chamativas.

3º dica – Evite excessos, seja equilibrado:

“Tudo que sobra não é bom”, se estiver muito formal para uma vaga simples, pode ficar a imagem que você não se encaixa naquela vaga; excesso de perfumes, acessórios e maquiagem chamam muita atenção podem, no primeiro momento, demonstrar uma personalidade muito forte ou falta de flexibilidade.

4º dica – Mantenha a higiene pessoal:

Além de se vestir adequadamente, certifique-se de estar bem cuidado e com boa higiene pessoal. Isso inclui cabelo arrumado (para as mulheres, o cabelo preso além de profissionalismo demostra elegância) , unhas limpas e cortadas, hálito fresco e “desodorante em dia”.

5º dica: Seja estratégico: - Escolha algum item em seu visual para se destacar

 – São vários candidatos para o entrevistador lembrar, deixe um “registro mental” usando um acessório, uma cor ou detalhe diferente na roupa ou cabelo, certamente ligado a uma boa entrevista faz com que lembrem de você com mais facilidade.

- Não tenha medo de mostrar seu estilo – Seja você mesmo, independente do seu estilo: formal, esportista, casual, country, rock entre outros, as empresas devem respeita-los, mas sejam prudentes, lembrem-se que o espaço de trabalho não é seu, terá regras e normas, você está emprestando sua imagem para a empresa e ela quer entender se será capaz de manter o equilíbrio para transmitir a imagem dela aos clientes.

- Confiança é fundamental: Independentemente do que você estiver vestindo, o mais importante é a confiança. Vista-se de uma maneira que faça você se sentir confiante e confortável, pois isso se refletirá positivamente durante a entrevista, as empresas buscam por pessoas que sejam confiantes e decididas.

Lembre-se de que cada entrevista e empresa pode ter suas próprias expectativas quanto ao código de vestimenta, então use essas dicas como orientação e adapte-se conforme necessário. Boa sorte na sua entrevista! Se precisar de ajuda conte comigo, o que acha de fazermos uma simulação de uma entrevista?


Rony Cleiton Garcia é professor especialista em RH e fundador da ProjetaRH – Consultoria e Gestão de Pessoas.

📧 E-mail: atendimento@projetarh.com.br

📲 Instagram: @ronygarcia.projetarh

📞 WhatsApp: (18) 99793-8803


Gostaria de ter a sua coluna no Papo de Especialista?

Faça parte da editoria "Papo de Especialista" do Portal da Cidade.

Fale conosco pelo ☎️ WhatsApp (18) 99667-5005.

Fonte:

Deixe seu comentário