Portal da Cidade Lins

RESIDÊNCIA INCLUSIVA

Foi inaugurada a “Residência Inclusiva” no município de Lins

A casa atenderá pessoas maiores de 18 anos até 59 anos e 11 meses, que se encontram com os vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

Publicado em 26/04/2024 às 15:18

Inauguração da "Residência Inclusiva" de Lins (Foto: Comunicação Social da CML/Patrícia Figueiredo e Ivan Parente)

Foi inaugurado no município de Lins, a “Residência Inclusiva”. O prefeito de Lins Dr. João Pandolfi, a primeira dama Márcia Pandolfi, o presidente da câmara Perin e os vereadores Canela, Edson Gabriel Jr, Lima Mototaxi, Wesley de Madureira, Damião de Souza, Dr. Leão e as vereadoras Maria Solange Garcia SOL e Carolina Souto estiveram presentes na inauguração.

Representando o Governo do Estado, esteve presente a Fernanda Varandas, diretora de proteção social básica da Secretaria de Desenvolvimento Social do estado de São Paulo. "Esta é a casa n° 155 e a primeira da microrregião de Bauru, de todas inauguradas no estado, Lins tem a casa mais bonita e equipada para atender os assistidos" declarou Fernanda.

A Residência Inclusiva será gerenciada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Lins, e terá capacidade para atender até 10 residentes. De imediato já serão atendidas duas pessoas, que passaram pela triagem e estão dentro das características para atendimento.

A casa atenderá pessoas maiores de 18 anos até 59 anos e 11 meses, que se encontram com os vínculos familiares fragilizados ou rompidos. E contará com uma equipe multidisciplinar, composta por coordenador, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores sociais entre outros cargos.

O que são as Residências Inclusivas?

É uma modalidade de acolhimento exclusiva para pessoas com deficiência no âmbito da assistência social. Ela se destina a jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossutentabilidade ou de retaguarda familiar.

Diferente dos grandes abrigos, a residência inclusiva deve ser uma casa inserida na comunidade, de padrão similar ao de uma residência familiar. O objetivo é romper com estigmas segregadores de atendimento, garantindo a este público atenção personalizada e condições mais dignas de acolhimento.

Nesta perspectiva, as residências inclusivas são importantíssimas para possibilitar a saída de pessoas com deficiência que vivem há muitos anos em grandes abrigos para uma condição mais qualificada de acolhimento, sendo este um dos públicos prioritários.

Como acessar?

Para mais informações sobre o novo serviço do município, ou os demais existentes no estado, e como acessá-los, os cidadãos devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa.

Fonte:

Deixe seu comentário